Guia JBR: “It’s About Time”
Matéria: JonasBrasil.com
Saiba identificar se o seu CD é original e como ser cuidadoso na hora da compra
Terça-feira, 08 de Agosto de 2006. Apenas 60.000 cópias, lançadas somente nos Estados Unidos. Isso te diz alguma coisa? Sim, o CD é uma raridade extrema, tanto nos EUA como, principalmente, em outras partes do mundo.
2010: Como que num passe de mágica, surgem cópias à venda em lojas online de todo o mundo e, de repente, todos tem um IAT em mãos.
Como um CD raro, do nada, se torna uma fonte inesgotável?
Infelizmente, a pirataria se apoderou do desejo de milhões de fãs para lucrar com cópias falsas, por um valor relativamente alto, mas não pelo mesmo valor pelo qual se adquiriria um CD original desta raridade.
Por isso, preparamos uma comparação entre o CD pirata (fotos ao lado esquerdo) e o original (fotos ao lado direito). Pode haver variantes, já que parece haver uma versão original similar ao pirateado, e há uma edição Dual Disc (que vem com logos do FBI), mas esperamos ajudar com as cópias que temos em mãos.
Repare a falta de qualidade na própria capa do encarte.
“Vi o CD para vender num site, mas tem apenas uma foto padrão da internet. Como vou saber se é o original?”  Muitos sites costumam colocar uma foto padrão que pegam da internet para colocar no anúncio, mas com um CD desta raridade, não dê moleza. Se você viu um anúncio que não contém uma foto real do produto que lhe será vendido, desconfie e peça para que o site/vendedor tire uma foto realdo CD e te envie.
Enquanto o CD pirata vem com aquela péssima qualidade de impressão por toda a parte, a qualidade do CD original é altíssima, e a versão do IAT que usamos para comparar tem dois lembretes anti-pirataria por parte do FBI. Se não quer ficar com dúvidas, melhor apostar neste. (No entanto, este também é alvo de pirataria, preste atenção nos detalhes na hora da compra!)
Se você notar, verá também que a lista de músicas e a ordem é diferente entre estes dois. A lista de músicas apresentada na cópia falsa (à esquerda), é dita como pertecente à primeira versão do CD.
“A lista de músicas do meu IAT é igual o da primeira foto.” Se você notou que sua relação de músicas é igual a da primeira foto, confirme se é verdadeiro por reparar nos outros detalhes, como a qualidade da impressão. (Há bastante discussão em volta deste primeiro CD. Se você confirmar por si mesmo que é o verdadeiro, você provavelmente tem mesmo a primeira versão e deve ficar tranquilo. Mas se você ainda está desconfiado, tente pesquisar mais o assunto. Também estamos pesquisando!) Mas se o site em que você comprou tiver anunciado um CD com lista de músicas iguais ao exibido na segunda foto e/ou você viu que é pirata, você tem motivo suficiente para exigir um CD conforme o anunciado ou pedir seu dinheiro de volta! O caso é que esta primeira versão é a que tem sido alvo principal da pirataria, e com o avanço da qualidade de algumas cópias piratas, pode ser meio difícil ter 100% de certeza.
Mais uma vez, enquanto no pirata tem até uma parte do vermelho saindo, no original a qualidade é superior e, a cópia a que comparamos, contém até o logo do FBI.
O CD falso tem vários erros de ortografia. Como por exemplo:
No CD pirata, ao invés de estar escrito Daylight e Columbia, pode conter o crasso erro de estar escrito DAYLIGNT e OCLUMBIA.
O encarte deve conter as letras das músicas, logos, e informações de forma bem legível:
E, por fim, a lateral do CD também deve ter a ortografia correta:
Na lateral do CD pirata, em vez de INO, está escrito IND; em vez de DAYLIGHT, DAYLICHT; e em vez de COLUMBIA, está escrito COLUM61A.
“A loja me disse que o CD veio do Japão/Turquia/China/Austrália/outros.” Siga os procedimentos de análise. Mas se você ainda não comprou, prefira um CD que venha direto dos EUA e/ou que não te deixe dúvidas quanto a originalidade.
“Perguntei para a loja sobre porque meu CD é diferente e eles me disseram que é uma edição japonesa.” Lembra de quantas cópias mal foram vendidas nos EUA? Lembra de como os Jonas Brothers davam tudo de si indo de escola em escola para obter reconhecimento? Como poderia a gravadora, que já estava desgostosa com o trio, publicar uma versão de um CD considerado “fracasso americano de vendas ” no Japão?
“Onde posso comprar um IAT?” Alguns que compraram pela Amazon ou  pelo Ebay conseguiram fazer um bom negócio, mas como se trata de vendedores independentes, redobre o cuidado! Às vezes, a loja oficial dos Jonas Brothers, a JBM, anuncia cópias não-vendidas do “It’s About Time” (lacradas!) que acabaram ficando guardadas – e ainda vem com uma capa extra autografada pelo trio! Estas vendas podem acabar bem rápido até que a próxima oportunidade apareça, já que são originais, lacrados, e autografados.  Acabou a venda do IAT autografado de hoje na loja oficial, mas continue checando este link, para quando voltar!
Obs.: Se você tiver dúvidas, deixe sua pergunta abaixo nos comentários.
Assustador quando reparamos numa cópia barata, não? Só que ela pode lhe custar caro e ainda dar um monte de dor de cabeça.
Siga as dicas, fique atento, e boa compra!